BARRA DE CEREAIS 2 – NESTON

Comida saudável? Puro marketing.

Em algum momento a propaganda convenceu um monte de pessoas de que estas barrinhas de açúcar com conservantes são saudáveis. E está cheio de gente que tem elas na gaveta do escritório, na bolsa ou no carro, para comer algo saudável na hora que bate aquela fomezinha. Puro engano: é glicose na veia. É para provocar picos de insulina e apressar a chegada do diabetes. É para engordar.

Leia os ingredientes. Para comer alguma fibra, cuja única função seria combater o fantasma do colesterol, lhe fazem ingerir uma montanha de açúcar, sal, gordura vegetal, acompanhadas de 3 estabilizantes, 2 umectantes e mais um monte destes “…antes”.

Ficha do Produto e Ingredientes

Nome Comercial: Neston Barra – Banana, aveia e mel.

Fabricante: Nestlé Brasil Ltda.

Aquisição: Aracaju, outubro/2010.

Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 1.757 Km (fabricado em Caçapava / SP).

O Neston Barra contém 23 componentes no total

(30, se considerados os ingredientes completos do Neston)

13 ingredientes: xarope de glicose, aveia em flocos, flocos de cevada, açúcar, flocos de trigo, banana, Neston (*) – flocos de cereais trigo, cevada e aveia, oleína de palma, gordura vegetal, mel e sal.

(*) No site da Nestlé, o Neston aparece com os seguintes ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, açúcar, cevada, sais minerais, aveia, sal e vitaminas. Contém Glúten. Contém traços de leite e soja.

10 aditivos: 3 estabilizantes – polidextrose, monoestearato de glicerila e lecitina de soja; 2 umectantes – sorbitol e glicerol; 1 aromatizante; 1 corante natural caroteno; 1 acidulante – ácido cítrico; 1 regulador de acidez – bicarbonato de sódio; e 1 antioxidante – tocoferol.

Pode conter também traços de castanha de caju, avelã e leite.

Contém Glúten? Sim.

Quanto de sódio? 59 mg (em cada 25 gramas).

A face principal da embalagem anuncia que cada 25 gramas do produto (uma barra) contém 6,8 gramas de cereal integral e 6,2 gramas de açúcar. Só isso já é um absurdo, ter quase tanto açúcar quanto cereal integral, que é, em tese, o “carro chefe” do produto. 25% do produto é açúcar, e isso sem termos a certeza de que o principal ingrediente do produto, o xarope de glicose, foi considerado como tal. Uma análise da tabela nutricional leva a pensar que não, uma vez que o produto tem 17 gramas (quase 70%) de carboidratos.

Nota: quando postamos sobre produtos e seus ingredientes, não estamos tentando lhe ajudar a escolher o menos ruim. Queremos que você conheça e exclua todos, salvo exceções para as quais chamaremos sua atenção.

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a BARRA DE CEREAIS 2 – NESTON

  1. Pingback: Tweets that mention BARRA DE CEREAIS 2 – NESTON | Alimentação e Saúde -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *