Carta sobre a Corpulência (Letter on Corpulence) – William Banting

Temos o prazer de apresentar a primeira tradução para português do primeiro livro de dieta popular já escrito: Carta sobre a Corpulência, Endereçada ao Público (Letter on Corpulence, Addressed to the Public) de William Banting, cujo original data de 1863. A edição apresentada é a quarta edição por ser a última e mais completa.

Banting foi um agente funerário inglês que com 66 anos e 1,65 m pesava 91,6 Kg. Ele não tinha histórico de obesidade na família e por 20 anos tentou em vão perder peso consultando diversos médicos e seguindo todo tipo de orientação recomendada, mas nada funcionava e ele continuava a ganhar mais peso e sua saúde a piorar. Como estava perdendo a audição, decidiu consultar mais um médico e, para a sua sorte, o mesmo explicou que seus problemas eram devido a obesidade e recomendou uma determinada alimentação, a qual Banting seguiu rigidamente, perdeu peso e todos os seus problemas de saúde sumiram.

Nesta quarta edição ele afirma ter perdido 22,7 Kg no total, sendo que 20,9 Kg destes nos 12 primeiros meses, com a sua alimentação que classificamos como uma dieta de baixo carboidrato (low-carb). Na época, seu livro foi traduzido em diversos idiomas, gerou debates internacionais e seu nome virou sinônimo de dieta nos Estados Unidos (dando origem ao verbo “to bant”) e em outros países. Esperamos que apreciem o esforço e aproveitem a leitura.

Carta sobre a Corpulência – Sumário

Veja mais posts sobre Carta sobre a Corpulência.

Esta entrada foi publicada em Carta sobre a Corpulência. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Carta sobre a Corpulência (Letter on Corpulence) – William Banting

  1. Pingback: Good Calories, Bad Calories – Prologue – A Brief History of Banting | Uninuni

  2. Pingback: Good Calories, Bad Calories – Prologue – A Brief History of Banting

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *