Temos que admitir: reinventaram o chantilly.
Eu estava tão inconformado com o que encontrei no chantilly Vigor que fui buscar uma contraprova. Encontrei o chantilly Spray Pan. Outra decepção: este também é falso. Uma constatação (de brincadeira, é claro): a falsificação é tão difícil que tem que ser feita na Europa – o outro era alemão e este é italiano.
Buscando alguma diferença, verificamos que o Spray Pan é mais honesto que o Vigor. No rodapé do produto aparece a frase “Creme vegetal tipo chantilly para coberturas e recheios”.
Ficha do Produto e Ingredientes
Nome Comercial: Spray Pan Chantilly
Fabricante: Cola Dairy Products S. P. A.
Aquisição: Aracaju, outubro de 2010.
Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 11.637 km (fabricado em Marsianise / Itália e supondo entrada no Brasil por São Paulo).
O “chantilly” Spray Pan contém 14 componentes no total
5 ingredientes: água, gordura vegetal hidrogenada (25%), açúcar, proteína do leite e sal.
9 aditivos: 1 espessante: xarope de sorbitol; 2 estabilizantes: hidroxipropilcelulose e fosfato monossódico; 4 emulsificantes: estearoil lactato de sódio, mono e diglicerídeos de ácidos graxos e lecitina; 1 aromatizante (não especificado); e 1 corante artificial beta caroteno.
O rótulo não cita o propelente, mas deve haver um. Resultado: 15 componentes.
Contém Glúten? Não.
Quanto de sódio? 13 mg em cada 20 gramas.
O produto da Vigor não falava que a gordura vegetal era hidrogenada. É de se supor que sim já que a deste produto é?
Isso não é comida. É produto de engenharia, devidamente planejado para enganar nossos sentidos:
Visão – duplo engano: os ingredientes vêm em letras pequenas, para a gente não ler, e o produto, quanto sai do recipiente e a gente olha, parece chantilly.
Tato: o contato do produto com a boca dá a mesma sensação da cremosidade leve e aerada de um chantilly de verdade.
Gosto e olfato: tem sabor e cheiro de chantilly (será que tem mesmo? quais consumidores deste produto provaram, um dia, um chantilly de verdade?).
Audição: o “schiiiii” da embalagem, quando acionada, soa muito mais cômodo e é muito mais rápido do que o “cleck, cleck, cleck” de garfos tentando aerar creme de leite para fazer chantilly de verdade.
Bom eu acho que quem vez esses produtos falsos deverinho ser PRESO porq eu gosto muito de chantilly mais depende da marca e se não faz mal a saúde a mamãe disse q sempre quando eu for comer tem que olhar a marca e as letras pequenas
Nenhum Chantilly de aerosol é chantilly de verdade, são apenas pseudo-chantilly’s, visto que para a produção de verdade do mesmo, deve-se ter o tempo de “maturação”, onde os glóbulos parcialmente cristalizados coalesçam parcialmente e prendam as bolhas de ar em sua rede, deixando o sistema menos instável. Nos chantilly de aerosol, o gás é injetado diretamente na mistura, e este gás muito solúvel em gordura, ficando “solubilizado” por certo tempo na gordura/óleo. Como o chatilly de aerosol não tem a formação da rede gordurosa, esse ar não fica preso e é rapidamente perdido. Resumindo, chantilly de aerosol é pra ser comido na hora, enquanto o chatilly de verdade, se for feito corretamente, dura muito mais tempo.
No Brasil ñ se fabrica chantilly aerosol, as fabricas se concentran na sua maioria na Europa. E essa nata falsie foi desenvolvida pelo baixo custo na fabricaçao e pela estabilidade que tem depois de ser montado,ela ñ se desfaz como a nata natural em temperaturas mais altas. Agora é uma falha gigantesca ñ expressar no rótulo que o producto em questao ñ é feito da nata do leite. Geralmente sao feito com gorduras veg. hidrogenadas, o que causa danos para a saude.
Gostei de saber desse falso chantilly .Mas e ai faz mal pra gente? E aquele ar que sai tbm é prejudicial ao organismo humano?Aff tantas perguntas….
Pingback: Tweets that mention Chantilly Spray Pan – Também não é Chantilly | Alimentação e Saúde -- Topsy.com