CONFETI – Um Carnaval de Ingredientes

São dez ingredientes acrescidos de treze aditivos.

O subtítulo do produto afirma: pastilhas crocantes de chocolate. Quanto de chocolate, se o produto contém 72% de açúcar? E o crocante, seria porque um dos aditivos é o óxido de titânio?

Vender um produto assim é um problema da Lacta (entenda-se Kraft Foods). Comprá-lo e consumi-lo, é um problema seu. Se você for ler todo o texto abaixo, sugiro que pronuncie corretamente o nome do segundo emulsificante que aparece na lista dos aditivos. Afinal, você tem que saber pelo menos falar o que come.

Ficha do Produto e Ingredientes

Nome Comercial: Confeti Lacta.

Fabricante: Kraft Foods Brasil S. A.

Aquisição: Aracaju – maio de 2010.

Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 2.595 Km (fabricado em Curitiba / PR).

O Confeti contém 23 componentes no total

10 ingredientes: açúcar, maltodextrina, massa de cacau, manteiga de cacau, leite integral em pó, soro de leite em pó, gordura vegetal, glicose, gordura de manteiga desidratada e leite em pó desnatado.

13 aditivos: 2 emulsificantes – lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato; 1 corante inorgânico – dióxido de titânio; 1 espessante – goma arábica; 1 glaceante – cera de carnaúba; 1 aromatizante – não especificado; 7 corantes artificiais – tartrazina, indigotina, ponceau 4R, amarelo crepúsculo, vermelho 40, eritrosina e azul brilhante FCF.

Contém Glúten? Sim.

Contém gorduras trans? Não.

Quanto de sódio? 26 mg (em cada 25 gramas).

Comentários adicionais:

Lembrando que a ANVISA, infelizmente, não obriga a colocar o percentual de cada ingrediente no produto, mas pelo menos obriga a colocá-los em ordem decrescente de quantidade. Logo ao comer Confeti você está, em primeiro lugar, comendo açúcar (olhe os ingredientes) e, em segundo lugar, comendo açúcar, já que a maltodextrina é excelente fonte de glicose. Mais adiante, na lista dos ingredientes, aparece a própria glicose. Se olhada a tabela de informação nutricional, o produto contém 18 gramas de açúcar na porção total de 25 gramas, ou seja, 72% do produto é açúcar. E depois ninguém sabe de onde vem a epidemia de obesidade na infância e na adolescência, nem porque temos cada vez mais diabéticos precoces.

Vá lá que você queira comer, mas daria também para o seu filho?

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a CONFETI – Um Carnaval de Ingredientes

  1. Tania disse:

    Não encontro mais o chocolate confeti na cidade de tatui , gostaria de saber aonde posso encontrar . Amo esse confeti 😍

  2. Carmen Lucia Torres disse:

    Não tenho mais encontrado os Confeti da Lacta. Gostaria de saber onde posso encontrar?. Moro no Rio de Janeiro e não encontro mais nas lojas Americanas. Adoro esse doce, sou muito fã. Aguardo notícias
    Abraços Carmen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *