Salames da Sadia – Quem colocou leite em pó no meu salame?

Adquirimos 2 tipos de salame da Sadia, um denominado Salame Tipo Italiano e outro Salaminho, para conhecer seus ingredientes.


Não costumamos ler as embalagens dos produtos que compramos. Mas devíamos. Ainda vou ler as embalagens de leite em pó para ver se lá tem salame, ou pelo menos carne de porco. Digamos que seria uma espécie de contra-partida, uma vez que quase todos os salames cujos ingredientes eu li, e estes dois não fogem à regra, contêm … leite em pó.
Deve ter alguma função como dar liga, regular acidez, sei lá. Mas, em primeiro lugar, é estranho e, em segundo lugar, duvido que as receitas tradicionais de salame levassem … leite em pó. É uma invenção da indústria, que ingerimos sem ter a mínima noção.
Analisamos a composição de dois salames da Sadia, um “Tipo Italiano” e outro “Salaminho” e encontramos, além do leite em pó, açúcar (???) e muitos aditivos. É uma pena que um alimento tão gostoso quanto o salame tenha muitas coisas além de porco (carne e gordura), temperos e uma cura com defumação. No salame tipo italiano, entre os ingredientes principais há gordura suína e toucinho: qual a diferença? A gordura suína seria o toucinho na forma de banha de porco? Não entendi. No salaminho só consta toucinho.
Entre os dois produtos, o salaminho é mais indicado por ter menos ingredientes e, principalmente, por não conter glutamato monossódico.

Ficha dos Produtos e Ingredientes

Nome Comercial: Salame Sadia – Tipo Italiano e Salaminho.
Fabricante: Sadia S. A.
Aquisição: Aracaju – março de 2010.
Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 2.963 Km (fabricados em Concórdia / SC).
Atenção: quanto maior a distância entre a fabricação e o consumo, maior a necessidade de conservação do produto, resultando em maior quantidade de aditivos, além do problema ecológico da queima de combustíveis fósseis para transportar o produto por longas distâncias ou para conservá-lo refrigerado.

O salame Tipo Italiano contém 20 componentes no total

12 ingredientes (a água não foi considerada ingrediente): carne suína, gordura suína, leite em pó, toucinho, sal, água, fibra de colágeno, vinho branco, pimentas preta e branca, açúcar, condimentos, e extrato de alecrim.

8 aditivos:
1 acidulante: glucona-delta-lactona (INS 575).
1 realçador de sabor: glutamato monossódico (INS 621).
1 aroma: de fumaça e natural (o aroma natural foi desconsiderado na contagem dos componentes).
3 estabilizantes: pirofosfato dissódico (INS 450i), tripolifosfato de sódio (INS 451i) e polifosfato de sódio (INS 452i).
1 antioxidante: eritorbato de sódio (INS 316).
1 conservante: nitrato de sódio (INS 251).

O salame Tipo Salaminho contém 15 componentes no total

8 ingredientes: carne suína, toucinho, leite em pó, sal, vinho branco, pimentas preta e branca, açúcar, e condimentos naturais.

7 aditivos:
1 acidulante: glucona-delta-lactona (INS 575).
3 estabilizantes: pirofosfato dissódico (INS 450i), tripolifosfato de sódio (INS 451i) e polifosfato de sódio (INS 452i).
1 antioxidante: eritorbato de sódio (INS 316).
1 conservante: nitrato de sódio (INS 251).
1 aroma: de fumaça.

Para os celíacos:
Glúten? Não

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas a Salames da Sadia – Quem colocou leite em pó no meu salame?

  1. Andréa disse:

    Pois é, só esquecem de que hoje tem muitas pessoas com intolerância à lactose e muitas com alergia à proteína do leite. As mortadelas e salames italianos não contém leite. Procurem as da marca Ceratti.

  2. Alice Schuch disse:

    Ah tá! Então tá! A tal moderação que está nos matando, estou fora. A verdade existe.

  3. Alice Schuch disse:

    Então o Leonardo Gaze confia na FAO? Esse mesmo codex quer colocar veneno em tudo, tem intençoes até de acabar com os orgânicos……

  4. Denise disse:

    Olá, gostaria de alertar sobre um produto da sadia, o salame tipo hambuguês que nos ingredientes não contém descrito o leite em pó e sendo assim consumi, tem uma semana que estou passando mal e descobri inúmeras reclamações na internet e sim contém leite em pó! Onde posso fazer esse tipo de reclamação?

  5. Regina Faria disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se vca sabem de alguma marca de salsicha, linguiça, mortadela, presunto…que não contém leite e seus derivados e que tbm não tenha ovo na composição. Por favor.

  6. Paulo Castilho disse:

    Mudei minha alimentação, sem açúcar, margarina e farinha nas refeições. Comecei a ler os rótulos das embalagens e fiquei furioso ao descobrir que embutidos (até linguiças e presunto) tem açúcar em sua composição. Comprei flocos de milho sem cobertura de açúcar para o café da manhã, chegando em casa resolvi ler os ingredientes e entre eles estava lá: açúcar. Será que essas indústrias não entendem que quando o consumidor compra um produto “sem açúcar” ele quer consumir um produto “sem açúcar”?! Ninguém consome carnes na expectativa de consumir açúcar, para isso a pessoa consumiria doces!
    Hoje em dia eu me vejo obrigado a tirar da dieta quase todos os produtos industrializados, não dá pra ter uma alimentação saudável com todas as porcarias que eles adicionam nos alimentos. Que adianta remover sódio e gorduras trans se substituem por outros aditivos?

  7. Derci Caldeira de Oliveira disse:

    trabalho com produtos defumados e estou começando na produção de salame, gostaria de saber qual a quantidade de leite em pó devo colocar por quilo de carne, pois quero fazer salame com o sabor semelhante ao tipo italiano
    derci.peixinho@hotmail.com
    Defumandos Vitória

  8. gostaria de saber como e feito salame com as quantidades e o modo do preparo como defumar
    obrigado

  9. Celso disse:

    Pessoal. O leite em pó é para ajudar na produção de lactobacilos. Os lactobacilos são os responsáveis pelo aroma e sabor após o tempo de cura. Além disso os lactobacilos se desenvolvem em meio ácido, por isto o leite em pó deveria se transformar em ácido lático, entretanto o alho e a pimenta são ácidos.

  10. silvymiguelf disse:

    oi pessoal, fiquei doente e intolerante ao lactosio ,graca as industrias brasileiras …ma estou viva ..e o brasil realmente para produtos e ainda o tereiro mundo quer dizer ..nao tem produtos boms como na italia aqui , eles tem respeito ao consumidor e muitos produtos sao feitos sem lactose para a minha fortuna, no brasil e diferente, eles nao tem respeito ao consumidor , e muitas pessoas nao sabem disso entao e melhor comprar o made in italy..pois os salames italianos respeitam o consumidor, e sao maravilhosos!!!! o resto e lixo transgenico….leiam antes de comprar pois fabricar salames com leite pra eles custa muito menos…a lactose serve pra conservar o produto…e causa muitas doencas …estejam atentos comprem salame e ensacados de empresas que respeitam..melhor produtos italianos…um beijao !!!!silvy

  11. para minha decepição , hoje tive a infelicidade de comprar um produto sadia de pessima qualidade ,o salaminho.duro cheio de fibras e muita gordura . Que decepição .

  12. Agostinho disse:

    Por isso que Vcs vão morrer de câncer! Vcs comem muito lixo……….. Isso tudo é lixo! E agora Vcs estão mais chiques ainda: comem lixo transgênico! Mas, bahhhhhhhhhhh

  13. leonardo gaze disse:

    Esqueci de comentar.
    O leite em pó. Ele possui lactose. O Salame possui bactérias aciduláticas. Isso quer dizer que essas bactérias vão degradar a lactose gerando ácido lático, que vai ajudar a diminuir o pH do produto dando, além de características típicas de sabor/aroma, maior inocuidade devido à dificuldade que outros microorganismos terão de se desenvolver em um meio ácido. Isso faz com que o produto tenha maior prazo de validade, pois demorará mais a estragar na temperatura ambiente.

    Só porque os produtos tem mais ou menos ingredientes não quer dizer que são melhores ou piores à saúde. Todos os ingredientes foram aprovados pelo codex alimentarius, comissão pertencente à FAO/OMS com representantes de diversos países do mundo. Além disso os valores máximos de cada ingrediente na composição do alimento está estabelecido por legislações nacionais e conselhos internacionais visando, principalmente, preservar a saúde do consumidor. O problema é que nós, consumidores, não sabemos comer os produtos em medida equilibrada. Tudo em excesso ou em baixa quantidade, fará mal.

  14. leonardo gaze disse:

    O toucinho tem a gordura dura, firme, e é da região lombar. É graças a ele que há aquelas gordurinhas vistas no salame. O termo “gordura suína” é referente às demais gorduras presentes no suíno. A gordura do toucinho tem carcterísticas sensoriais diferenciadas e por isso é destacada.

  15. André Mendes disse:

    receitas de salame com leite é comum na italia e america..
    o pepperoni é um dos que leva uma quantidade significativa de leite.

    em salames usa-se leite em po implesmente por ser mais fácil armazena-lo e possui uma durabilidade maior que o leite convencional.

    abraços

  16. Pingback: Os Direcionadores da Indústria de Alimentos « Alimentação e Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *