Salames da Sadia – Quem colocou leite em pó no meu salame?

Adquirimos 2 tipos de salame da Sadia, um denominado Salame Tipo Italiano e outro Salaminho, para conhecer seus ingredientes.


Não costumamos ler as embalagens dos produtos que compramos. Mas devíamos. Ainda vou ler as embalagens de leite em pó para ver se lá tem salame, ou pelo menos carne de porco. Digamos que seria uma espécie de contra-partida, uma vez que quase todos os salames cujos ingredientes eu li, e estes dois não fogem à regra, contêm … leite em pó.
Deve ter alguma função como dar liga, regular acidez, sei lá. Mas, em primeiro lugar, é estranho e, em segundo lugar, duvido que as receitas tradicionais de salame levassem … leite em pó. É uma invenção da indústria, que ingerimos sem ter a mínima noção.
Analisamos a composição de dois salames da Sadia, um “Tipo Italiano” e outro “Salaminho” e encontramos, além do leite em pó, açúcar (???) e muitos aditivos. É uma pena que um alimento tão gostoso quanto o salame tenha muitas coisas além de porco (carne e gordura), temperos e uma cura com defumação. No salame tipo italiano, entre os ingredientes principais há gordura suína e toucinho: qual a diferença? A gordura suína seria o toucinho na forma de banha de porco? Não entendi. No salaminho só consta toucinho.
Entre os dois produtos, o salaminho é mais indicado por ter menos ingredientes e, principalmente, por não conter glutamato monossódico.

Ficha dos Produtos e Ingredientes

Nome Comercial: Salame Sadia – Tipo Italiano e Salaminho.
Fabricante: Sadia S. A.
Aquisição: Aracaju – março de 2010.
Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 2.963 Km (fabricados em Concórdia / SC).
Atenção: quanto maior a distância entre a fabricação e o consumo, maior a necessidade de conservação do produto, resultando em maior quantidade de aditivos, além do problema ecológico da queima de combustíveis fósseis para transportar o produto por longas distâncias ou para conservá-lo refrigerado.

O salame Tipo Italiano contém 20 componentes no total

12 ingredientes (a água não foi considerada ingrediente): carne suína, gordura suína, leite em pó, toucinho, sal, água, fibra de colágeno, vinho branco, pimentas preta e branca, açúcar, condimentos, e extrato de alecrim.

8 aditivos:
1 acidulante: glucona-delta-lactona (INS 575).
1 realçador de sabor: glutamato monossódico (INS 621).
1 aroma: de fumaça e natural (o aroma natural foi desconsiderado na contagem dos componentes).
3 estabilizantes: pirofosfato dissódico (INS 450i), tripolifosfato de sódio (INS 451i) e polifosfato de sódio (INS 452i).
1 antioxidante: eritorbato de sódio (INS 316).
1 conservante: nitrato de sódio (INS 251).

O salame Tipo Salaminho contém 15 componentes no total

8 ingredientes: carne suína, toucinho, leite em pó, sal, vinho branco, pimentas preta e branca, açúcar, e condimentos naturais.

7 aditivos:
1 acidulante: glucona-delta-lactona (INS 575).
3 estabilizantes: pirofosfato dissódico (INS 450i), tripolifosfato de sódio (INS 451i) e polifosfato de sódio (INS 452i).
1 antioxidante: eritorbato de sódio (INS 316).
1 conservante: nitrato de sódio (INS 251).
1 aroma: de fumaça.

Para os celíacos:
Glúten? Não

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

18 respostas a Salames da Sadia – Quem colocou leite em pó no meu salame?

  1. Pingback: Os Direcionadores da Indústria de Alimentos « Alimentação e Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *