Kani Kama

Carne de merluza com glutamato e adoçante. Você quer mais?

A embalagem detalha o produto: “Bastonetes de Surimi Congelados com Sabor Imitação Carne de Caranguejo”.

Você pensa que está comendo a saudável comida japonesa, na forma de um bastonete de carne de caranguejo e, no entanto, está comendo merluza com corante. Como se não bastasse, vêm junto óleo vegetal, açúcar e adoçante. Sem contar no onipresente glutamato monossódico.

Pela quantidade absurda de componentes que se vê em outros produtos industrializados, este aqui tem “apenas” 13 componentes, o que pode parecer pouco. É muito. É demais. Por ser um produto congelado, era para ter apenas carne de caranguejo, água, e talvez um pouco de sal. Mais nada. Parece que há algumas décadas, até mesmo no Japão, o caranguejo só existe no nome do produto – kani –  e às vezes no aromatizante, a carne é de merluza ou de outro peixe de carne branca e baixo valor comercial.

Ficha do Produto e Ingredientes

Nome Comercial: Kani Kama.

Fabricante: Arteva S. A. para Costa Sul Pescados.

Aquisição: Aracaju, outubro de 2010.

Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 4.130 Km (fabricado em Montevideo / Uruguai).

O Kani Kama contém 13 componentes no total

8 ingredientes: surimi (polpa de merluza), água, amido, óleo vegetal, clara de ovo, sal, sorbitol (edulcorante) e açúcar.

5 aditivos: 1 flavorizante: essência natural de caranguejo; 1 realçador de sabor: glutamato monossódico; 2 corantes: cochinila e páprica; e polifosfato de sódio.

Contém Glúten? Sim.

Quanto de sódio? 116 mg em cada 20 gramas (1 bastonete).

Admitam os adeptos ou não, comida japonesa virou moda. E o que antes era uma comida cara, ficou acessível. Como? Com salmão de cativeiro (que se alimenta de ração com corante) no sashimi, merluza em vez de caranguejo no sushi e shoyu sem fermentar. Precisa dizer que a saudável comida japonesa industrializou-se e deixou de ser saudável?

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

24 respostas para Kani Kama

  1. Jeannette Ribeiro Marin disse:

    Se é tão prejudicial à saúde porque vendem à anos esse produto? Eu adoro

  2. IRENE CHIAPPETTA DE OLIVEIRA disse:

    um tempo atras comer ovo fazia mal a saude hj e melhor alimento do mundo adoro kani como muiiiitoto

  3. Evelyn disse:

    Kkkkkkk rachei de rir com alguns comentários.

  4. Ibrahim Saad disse:

    Adoro esta iguaria e amo os conservantes

  5. Manoel Messias de Andrade disse:

    Nasci na roça,sempre comi angu,fui pra cidade do rio de janeiro,como de tudo que é comestivel,peixe de toda qualidade,siri lagostin peixe de agua doco do mar qualquer peixe camarão qualquer tipo,carne de porco como de tudo,e agora experimentei o K ani kama e adorei essa encrenca,como de tudo.na vida de pobre passei muito perrengue no estômago (FOME) hoje estou com 81 anos quase 82.nada a reclamar da vida,Deus me de deu a mão e eu sou agradecido. em todo meu preto eu uso caldo industrilializado. obg bom dia !!

  6. Daisy Almeida disse:

    Precisamos aprender a ler as informacoes das embalagens. O kani eh apenas um aperitivo, nunca substituira uma refeicao. Pra mim eh como qualquer outra guloseima que acrescentamos na nossa alimentacao…

  7. sidnei silva disse:

    kani-kama e saúdavel e muito gostoso ,não int.do e feito
    vai bem com tudo ok?

  8. Pingback: 10 alimentos que você consome pensando que são uma coisa, mas são outra

  9. Pingback: 10 alimentos que você consome pensando que são uma coisa, mas são outra | admin

  10. ana maria disse:

    comi e so vi depois que a validade do cani estava vencida a5 meses no freezer da geladeira.O que fazer? estou desesperada.

  11. giselle disse:

    pode ser o que for eu adoro kani

  12. josé sarkis disse:

    Gostaria de algum contato comercial para uma possível representação de kani em São Paulo

  13. candida disse:

    eu amo esses tabletes e é como nosso amigo luiz disse é bem mais saudavel do que outros tipos de carne

  14. Luiz disse:

    A proposta do kani é essa. Ninguém está comprando gato por lebre, só se não souber o que está comprando. É muito mais saudável que outras carnes. Linguiça e salsicha nem se fala, ou alguém diz que está sendo enganado por comprar restos de porco quando compra linguiça? Ou restos dos restos quando compra salsicha? E o pirão? Feijoada então seria pura enganação.

  15. Plínio disse:

    Bom….. eu não parei de tomar refrigerante, não posso ser hipócrita.

  16. Pingback: Você sabe do que é feito o kani kama? | VIDA FIT

  17. O Mestre Sushiman disse:

    Como nosso amigo samuel disse, seria impossivel o kani ser puro siri num valor tao baixo. Eu moro na praia e ja comi muito siri e sei qto de carne os bichinhos tem. pra fazer um pacote de kani teria que usar uns 50 siris…Mas nao devemos parar de comer, o kani ainda eh nutritivo….abç

  18. Oni disse:

    “Sem contar no onipresente glutamato monossódico.” Oq vc quis dizer com isso, sabia que o GMS (glutamato…) foi considerado isso tudo pq um médico teve um enxaqueca em 1968 e por isso até hoje acreditam que é isso e aquilo e vários testes provaram que além de ele não ter qualquer relação com tudo o que falam, mesmo pq ele é retirado de uma alga, ele chega a ser mais saudável que o próprio sal?

  19. valni Aroucha disse:

    Gosto muito de carangueijo e sou da região do pescado, gostava tambem de kani, mas, depois desta informação thau kani ! sou adepto do saudável.

  20. mary disse:

    tambem comprei mas sei o que estava comprando tijolo eita tijolo bom

  21. eucimara monteiro dos santos disse:

    nunca come carne de caranguejo, sera que e bom.

  22. Samuel Clinton disse:

    Não é por nada não, mas se vc acha que um pacote com 10 bastonetes de carne de caranguejo ia custa 4 reais, é acreditar demais em papai noel.

  23. Lu disse:

    Ai mesmo assim eu adooooro,não vou para de comer por isso não !

  24. sol disse:

    putz gente,ontem mesmo fui no mercado e comprei 10 embalagens dessa marca de kani,e hoje sem querer abri essa pagina e vejo que comprei tijolo inves de rapadura
    que decepção……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *