Conforme comentado em um texto anterior, fizemos um questionamento à PROTESTE com relação a uma reportagem sobre a existência dos aditivos TBHQ e de Dimetilpolissiloxano, produtos à base de petróleo, nos nuggets produzidos pelo Mc Donalds. A PROTESTE, na reportagem, concluiu que estes aditivos são liberados para uso e regulamentados em todo o mundo. Entretanto, constatamos que no site da própria PROTESTE, na parte de aditivos alimentares, constava a recomendação de se evitar o Dimetilpolissiloxano por poder conter resíduos de formaldeído, substância potencialmente cancerígena.
Recebemos uma resposta da PROTESTE com o seguinte teor:
Prezado Sr.
Inicialmente agradecemos o seu contato …
Na reportagem publicada na página 5 da Revista PRO TESTE edição n° 95 (setembro de 2010) esclarecemos que não há motivo para preocupação. Se o aditivo dimetilpolissiloxano for usado dentro dos limites regulamentados não há risco iminente à saúde mas que, no entanto, existem estudos que relacionam o uso desse ativo com o desenvolvimento de câncer.
Desse modo, prezando pela saúde dos consumidores, a PROTESTE recomenda que produtos que contenham este aditivo sejam evitados.
Esperamos ter esclarecido sua dúvida.
Muito embora a resposta não tenha acrescentado nada. Eu entendi assim: não há risco iminente, mas deve ser evitado. Ou seja: há risco. E voltamos a lembrar: nuggets não é comida, é produto alimentício.