Ninho Soleil – um sol muito complexo

São trinta ingredientes para fazer esta bebida. Muitos são ingredientes em pó, reconstituídos. É de se perguntar se realmente é necessário tanta mistura. Com qual objetivo?

O sabor adocicado certamente vai enganar suas papilas gustativas, mas será que o seu organismo vai saber o que fazer com tantos ingredientes? Para que serve “soro de leite em pó”? Siga lendo, você não vai saber para que serve, mas vai saber porque ele está ali.

Antecipando nosso veredito: isso não é comida, é um produto alimentício. Fuja dele, de seus açúcares e dezenas de ingredientes.

Ficha do Produto e Ingredientes

Nome Comercial: Ninho Soleil (bebida láctea fermentada).

Fabricante: Dairy Partners Américas Brasil Ltda.

Aquisição: Aracaju – fevereiro de 2010.

Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 2.170 km (fabricado em Araras / SP).

O Ninho Soleil contém 16 componentes no total

(30 se contados também os 14 ingredientes do Mucilon Arroz)

12 ingredientes: leite reconstituído parcialmente desnatado, iogurte parcialmente desnatado (leite reconstituído parcialmente desnatado, xarope de açúcar, fermento lácteo e soro de leite em pó), preparado de frutas e cereal (água, polpa de banana, cereal infantil – Mucilon Arroz, suco de maçã, vitaminas (B1, B2, B6 e D), mineral (zinco), soro de leite em pó, xarope de açúcar, fermento lácteo e soro de leite em pó. (Os ingredientes que aparecem mais de uma vez na lista, e o soro de leite em pó aparece três vezes, foram contados apenas uma vez.)

4 aditivos:

Aromatizantes – não diz quantos nem quais.

1 acidulante – ácido cítrico

1 conservante – sorbato de potássio

1 edulcorante artificial – sucralose

Contém glúten?  SIM.

Comentários adicionais:

Logo após a lista de ingredientes vem um aviso: BEBIDA LÁCTEA NÃO É IOGURTE. Esta frase é, possivelmente, colocada por força de norma da ANVISA, mas não conseguimos obter esta informação no site do órgão nem em outras fontes na internet. Porém o IDEC – (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que se posicionou contra a regulamentação de bebidas lácteas quando o governo as instituiu em 2002, é muito claro ao afirmar que o único objetivo da indústria ao criar bebidas lácteas é dar um destino mais rentável ao soro de leite que sobra do processo de produção de queijos.

Fora da lista de ingredientes, na frente da embalagem, aparece um texto falando que o produto contém aromatizante (no singular) sintético, idêntico ao natural. Ao natural de que? De qual dos ingredientes deste complexo produto?

Nesta mesma parte da embalagem, há a afirmação de que o produto contém 43% de redução de açúcares. Este texto está marcado com asteriscos. Em outro ponto da embalagem, junto às informações nutricionais, em letras bem pequenas, os asteriscos explicam: “Este produto contém 43% de redução em açúcares quando comparado a Bebida Láctea Fermentada com Iogurte e Polpa de Fruta – Morango Bliss (outro produto da Nestlé). Este não é um alimento com valor energético reduzido”.

Vamos repetir para ficar mais claro: em letras grandes aparece o 43% menos de açúcares e em letras pequenas que este não é um alimento de valor energético reduzido. E será que para fazer esta propaganda enganosa, a Nestlé somou o açúcar que tem no Mucilon (que é ingrediente do Ninho Soleil)? E será que fica claro ao consumidor que o açúcar eventualmente retirado foi compensado com adoçante artificial (sucralose)?

Pesquisando os ingredientes do Ninho Soleil no site da Nestlé, encontramos algumas diferenças: o edulcorante sucralose desaparece da lista e aparece ferro como mineral adicionado.

“Leite reconstituído semidesnatado, preparado de frutas e cereal (água, xarope de açúcar, polpa de banana, cereal infantil – Mucilon arroz, suco de maçã, soro de leite em pó, vitaminas (B1, B2, B6 e D) e minerais (ferro e zinco), acidulante ácido cítrico, aromatizantes e conservador sorbato de potássio, xarope de açúcar e fermentos lácteos. Contém Glúten.”

Resumo: é gostosinho, é docinho, é muito prático e lhe faz mal. Esqueça.

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Ninho Soleil – um sol muito complexo

  1. COMENTO SOBRE ESTE PRODUTO,O SEGUINTE:QUE ELE É UM PRODUTO VINDO DE UMA PROPAGANDA ENGANOSA TÁ SABENDO?E ACHO QUE OS NIVEIS DE AÇUCAR CONTIDOS NESTE TAL PRODUTO SÃO BASTANTE E MUITO ALTOS!.

  2. antonio luiz pereira disse:

    trocando em miudos: temos dois caminhos, ou comemos “comida” ou seja tudo diretamente da natureza, ou comemos industrializados que não passa de uma mistureba de componentes muitas vezes restos de outros industrializados agregados a atrativos saborosos para obtenção do que interessa: o lucro fácil.
    Com a palavra os consumidores.

  3. Paulo Guimarães disse:

    Braghini, agradeço teu incentivo. Como o blogue é recente, tua divulgação “turbinou” a audiência. Esperamos corresponder à altura e aceitamos sugestões de produtos a postar ingredientes com comentários.

  4. Carlos Braghini disse:

    Parabéns, Paulo. Belo blog e uma análise criteriosa e útil dos produtos. Tenho divulgado seu trabalho para meu público no Facebook. Você usa esta ferramenta? Recomendo. E obrigado pela resenha generosa de meu livro. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *