Sopa Vono – Mais Sal e mais Açúcar do que Carne

Se o fabricante obedeceu à norma da ANVISA com relação a colocar os ingredientes em ordem decrescente de quantidade, a sopa Vono – Abóbora com Carne Desfiada tem mais sal, açúcar, gordura vegetal e creme de leite em pó do que carne. Um nome mais adequado seria Vono – Batata e Abóbora com Gordura Vegetal, Sal e Açúcar. No envelope do produto, o fabricante apregoa que “… transformamos ingredientes selecionados em uma sopa de sabor natural, com saborosos pedaços de carne desfiada envoltos por uma deliciosa …”

Se já estávamos surpreendidos com a existência de “soro de leite em pó”, o rótulo da sopa Vono surpreendeu mais ainda, pois descobrimos que existe “creme de leite em pó”.

Ficha do Produto e Ingredientes

Nome Comercial: Vono – Sopa Individual – Abóbora com carne desfiada.


Fabricante: Ajinomoto Interamericana Ind. e Com. LTDA.

Aquisição: fevereiro de 2010.

Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 2.151 Km (fabricado em Limeira / SP).

A Sopa Vono contém 24 componentes no total

(Sem considerar o que pode ter no “composto lácteo com gordura vegetal”, nem no “condimento preparado sabor queijo”.)

18 ingredientes: maltodextrina, purê de batata, fécula de batata, composto lácteo com gordura vegetal, abóbora, sal, açúcar, gordura vegetal, creme de leite em pó, carne bovina, cebola, extrato de carne, condimento preparado sabor queijo, cúrcuma, extrato de levedura, salsa, alho porró e páprica.

6 aditivos: 2 realçadores de sabor – glutamato monossódico e inosinato dissódico; 1 espessante – goma guar; aromatizantes – a palavra aparece no plural, mas o rótulo não cita quantos nem quais; e 2 corantes naturais – ácido carmínico e caramelo IV.

Contém Glúten? Sim.

Contém gorduras trans? Não.

Quanto de sódio? 573 mg.

Comentários adicionais:

Vinte e quatro ingredientes em um envelope de 20 gramas, glutamato monossódico, mais sal e açúcar do que carne. Precisa comentar que isso não é comida? Se você vem lendo os textos sobre Produtos e Ingredientes, deve ter percebido que nos vendem um monte de porcarias sob o pretexto da praticidade. Ou, em bom português, exploram nossa preguiça.

Lembrando que os ingredientes devem aparecer em ordem decrescente de quantidade, leia de novo a lista. Ela contém o que seu corpo realmente ingere ao tomar uma sopa Vono. Agora olhe abaixo e veja o que os seus olhos lhe induziram a comprar.

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

20 respostas para Sopa Vono – Mais Sal e mais Açúcar do que Carne

  1. Minao Iwasaki disse:

    Gostaria de saber o porque de não fabricarem mais sopa de champignion.

  2. arivaldo araujo disse:

    O negocio é o seguinte: nesta vida louca em que vivemos esse produto não deixa de ser bem prático. Mas compensa? Gostaria de saber da Anvisa, Procon e Reclame a
    Aqui suas opiniões. Gostaria também de parecer de um médico isento que pudesse nos orientar!

  3. Nice Santos disse:

    amei essa sopinha…mas usarei com moderação…rs…nem estou preocupada com peso…gostei mesmo…acho pratica …a noite no inverno uma opção boa acompanhada de um pãozinho e uma taça de vinho. Nada mal….

  4. Vanessa disse:

    Amooooo kkkk

  5. Omar Manzanares disse:

    Acho que merecemos esse tipo de alimento porque transformamos nosso corpo em cemitério ao comer os animais.

    Comparada com a toxina cancerígena contida na carne, a Sopa Vono é medicinal.

    Eu tbm vou fazer uma de mandioquinha e sair fora desse Glutamato Monossódico, uma invenção japonesa para dizimar a humanidade.

  6. Solange Raymundo disse:

    Gente eu provei o sabor e mto bom !! Mas que adianta tomar essa sopa se no futuro vai nos fazer mal ? Entao nao vamos tomar mais vamos fazer uma sopa de legumes natural e bater no liquidificador e mais ´´Saudavel “ OK !!!

  7. Jack disse:

    Um alimento específico não emagrece. O que emagrece é consumir menos calorias do que se gasta. Essa coisa de se pesar todos os dias é uma armadilha, porque 70% do nosso peso é pura água. Sim, uma pessoa de 60 kg, tem 42 kg de pura água. Um litro de água equivale a 1 kg, então se no fim do dia vc ganhou 500g de peso, quer dizer nada, porque 2 copos de água tem 500g.

    Esses produtos com sódio demais causam um monte de problemas, de inchaço corporal a pedra nos rins e pressão alta. Sódio é sal.

  8. jessicafernanda disse:

    acabei de ver varias pessoas receitando essas sopas Vono para emagrecer…ela emagrece? por favor quais os riscos que eu tereise eu tomala com itencao a perder peso? grata: jessica fernanda…aguardo respostas.

  9. tatiane disse:

    ele e esmagrecedor?

  10. Fernando disse:

    Faz mal mas é bom. Acabei de tomar uma de queijo com tomate 😀

    BEBI!

    TUDO!

  11. Ana disse:

    É por isso que as empresas estão enriquecendo. Elas se aproveitam da nossa necessidade de praticidade e da nossa pouca consciência crítica em relação ao que comemos. E nós ficamos aqui que nem idiotas morrendo de câncer (fora outros males) sem nem saber o pq. Me poupa viu…não é simplesmente o fato de ninguém ser obrigado a comprar o produto, como citado pelo colega acima. O cigarro já era pra ter sido abolido do nosso país há muito tempo (aquilo é como se o ser humano estivesse consumindo veneno). Se ainda não foi, a gente sabe bem qual o motivo. Pq tem gente grande e safada enriquecendo as custas disso ( é meio como a questão das armas dos EUA…todo mundo sabe que medidas deveriam ser tomadas, mas ainda não foram pq??). Pergunte se quem fabrica cigarro fuma??? Garanto que a maioria não (pq sabem a bomba que fazem). Tem gente que toma essas porcarias e nunca parou pra ler um rótulo de nada (principalmente pessoas mais ignorantes). E a gente sabe como a mídia influencia, principalmente essas pessoas, a ingerir essas porcarias. Então não é uma questão de “cada um sabe o que faz da sua vida não”. Tem gente que morre por conta desse tipo de produto e nós simplesmente cruzamos os braços.

  12. SARA JORDANA disse:

    MAS DA PRO GASTO NAS HORAS `DIFICEIS´

  13. madalena disse:

    onde posso comprar sopa vono em portugal?

  14. aprecida disse:

    onde posso compra aqui em são paulo

  15. rosalina silva disse:

    Onde posso comprar estas sopas aqui na Suíça em zurique

  16. ANA LIMA disse:

    onde posso encontrar o envelope vono? aqui em portugal

  17. Diom disse:

    Mas é tão bom!!!!!!!!!!!!!! Ontem comprei o kit que vem com 10 envelopes de Vono mais uma caneca de brinde e agora estou aqui saboreando a de abóbora! delícia!

  18. Paulo disse:

    Ok, mas não vi até hoje, a empresa obrigando ninguém a comprar o produto.
    Se eu empacotar pedras e colocar um rótulo legal vc come? Cigarro não tem uma só coisa boa e no entanto está ai firme e forte. Cada um que assuma a responsabilidade com o que come, seja bonitinho ou não. Eu tenho a opção de NÃO COMPRAR, ou então fazer uma de mandioquinha….nesse friozinho….fui!

  19. Pingback: Tweets that mention Sopa Vono – Mais Sal e mais Açúcar do que Carne | Alimentação e Saúde -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *