Livro: Anticâncer
    Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais

De autoria de David Servan-Schreiber e editado pela Fontanar, com 284 páginas, é um livro excelente e imprescindível para quem quer um enfoque revelador na relação alimentação e saúde.

Comentários:

Este livro foi o desencadeador de toda uma nova compreensão que resultou na criação deste site.

O autor é um médico psiquiatra, professor das universidades de Pittsburgh nos Estados Unidos e Lyon na França, que foi vítima de câncer há alguns anos. Recebeu o tratamento convencional indicado ao caso e, algum tempo depois, sofreu o retorno da doença. Isso o levou a pesquisar sobre o tema e a alterar drasticamente sua postura diante da medicina e da vida.

Nas palavras do autor, o livro é constituído de:

“A primeira parte apresenta uma nova visão dos mecanismos do câncer, que permite agir para se proteger. Ela é fundada no papel essencial e ainda pouco conhecido do sistema imunológico, na descoberta dos mecanismos inflamatórios que pressupõem o crescimento dos tumores e na possibilidade de bloquear o desenvolvimento deles, impedindo sua realimentação através de novos vasos sanguíneos.”

A partir deste enfoque, o autor desenvolve quatro abordagens:

1. Prevenção contra os desequilíbrios do meio ambiente ocorridos a partir de 1940 e que alimentam a atual epidemia de câncer.

2. Ajuste da alimentação para reduzir os promotores do câncer e para incluir compostos fitoquímicos que trabalham ativamente contra os tumores.

3. Compreensão da influência dos fatores psicológicos que alimentam mecanismos biológicos que agem sobre o câncer.

4. Uso da relação com o próprio corpo para agir sobre o sistema imunológico e acalmar a inflamação que faz crescer os tumores.

Tópicos destacados do livro:

1. Todas as pesquisas sobre o Câncer concordam: os genes contribuem com, no máximo, 15% da mortalidade do câncer. (pág. 15)

2. O autor destaca, através de vários exemplos com camundongos e humanos, o importante papel dos glóbulos brancos ativos em evitar / combater as células do câncer. (págs. 44 a 52)

3. Na página 51 o autor destaca que glóbulos brancos efetivamente ativos dependem muito da qualidade da alimentação, do nível de poluição do meio ambiente, de atividade física e de bem estar emocional.

4. O câncer se serve dos mesmos mecanismos do processo inflamatório para se instalar e crescer. Em muitos casos, o câncer é resultado direto de uma inflamação persistente ou resistente.

5. A primeira parte do sexto capítulo demonstra claramente que há uma epidemia de câncer em andamento e desmonta as apressadas explicações médicas de que há mais cânceres porque as pessoas estão vivendo mais ou porque os mecanismos de diagnósticos melhoraram.

6. O quase desaparecimento do câncer de estômago nos países industrializados (nos outros este câncer não existia) nos últimos 40 anos é devido, basicamente, a fatores ambientais: melhora na distribuição das comidas refrigeradas e à redução nas quantidades usadas nos métodos de conservação à base de nitratros e salgaduras.

7. Falando sobre a dieta que formou nossos genes (a dieta do caçador coletor) e a dieta atual, o autor cita que hoje 56% das calorias que ingerimos provêm de três fontes que não existiam quando nossos genes se desenvolveram:

– Açúcares refinados (de cana, de beterraba, xarope de milho, frutose, …).

– Farinhas brancas (pães, massas, arroz, …).

– Óleos vegetais (soja, girassol, milho, óleos hidrogenados, …).

Estas fontes não contêm nenhuma proteína, nenhuma vitamina, nenhum dos minerais, nenhum dos ácidos graxos ômega 3 necessários às funções do organismo (pág. 78).

8. O biólogo alemão Otto Heinrich Warburg recebeu o prêmio Nobel de medicina por ter descoberto que o metabolismo dos tumores cancerosos era amplamente dependente do seu consumo de glicose. A taxa de glicose no sangue sobe rapidamente após a ingestão de açúcares ou farinhas brancas. (págs. 78 e 79)

9. O autor destaca, a partir da página 85, trabalhos que demonstram que a epidemia de obesidade, inclusive em bebês, é decorrente do desequilíbrio da relação entre os ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6 na dieta moderna.

10. O confinamento de animais e sua alimentação com grãos ou derivados de grãos fizeram com que a relação ômega 3 / ômega 6 se deteriorasse, num breve período de 40 anos, entre 1960 e 2000, em 3 vezes na manteiga e no porco, em 4 vezes na carne de boi e em 15 vezes no ovo. (pág. 87)

11. Os ômega 3 são responsáveis, no organismo humano, pelo controle da inflamação, pela fluidificação do sangue, pelo controle do crescimento das células, atuam na constituição do sistema nervoso e tornam as células mais flexíveis, enquanto que os ômega 6 facilitam a fabricação e estocagem de células adiposas, a inflamação, a coagulação e estimulam o crescimento das células. (págs. 86 e 87)

12. O autor é favorável à adição de semente de linho (linhaça) à ração animal para equilibras as taxas Ô 3 / Ô 6. Ele também cita alguma relação entre taxas de câncer e consumo de carnes, frios e laticínios.

13. O capítulo 6 do livro é dedicado ao problema da poluição ambiental pelos poluentes orgânicos persistentes. Normalmente são produtos químicos sintéticos, que não se degradam no ambiente e que, quando ingeridos pelos seres vivos, costumam se acumular em seu tecido adiposo. Estes produtos vão se acumulando ao longo da cadeia alimentar resultando que o urso polar, que vive em uma das regiões menos poluídas do planeta, tenha as mais altas taxas destes produtos em seu organismo.

14. Ainda nesta terceira parte, na página 101, o autor retorna à relação de incidência de câncer e consumo de carne, informando que ainda não se sabe o porquê, mas que entre as possíveis respostas estariam os organoclorados contidos nas gorduras, a forma de preparo (carnes muito assadas acumulam aminas heterocíclicas) ou aos nitritos e nitratos presentes nos embutidos, ou ainda aos xeno estrógenos dos plásticos, com os quais as carnes entram em contato, ou ainda ao fato de que quem come muita carne come menos alimentos anticâncer (quase todos vegetais).

15. No capítulo 8 o autor analisa a fundo os diversos alimentos e suas principais propriedades no auxílio à prevenção ou no apoio ao tratamento do câncer. Recebem destaque: repolhos, brócolis, alho, soja, chá verde, cúrcuma, framboesa, mirtilo e chocolate amargo.

16. Os capítulos seguintes o autor dedica à relação entre mente, atitudes comportamentais, emoções e suas relações com o corpo e a saúde deste. O assunto é tratado de forma bastante fundamentada e só não é apresentado aqui de forma mais detalhada por fugir um pouco ao foco do site.

Quadro resumo dos principais alimentos anticâncer citados pelo autor:

Alimento Princípio Ativo Função
Chá verde EGCG – epigolocatequina – 3 – galato Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Desintoxicante.
Cúrcuma Curcumina Desencadeia a apoptose (suicídio celular) das células cancerosas.Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.

Interfere na ação dos NF-Kappa B (protetor das células cancerosas contra as defesas do corpo).

Cogumelos Lentinan e outros polissacarídeos Estímulo do sistema imunológico.
Frutas vermelhas (1) Ácido elágico e outros componentes Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Desintoxicação das células.
Temperos (2) Terpenos Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose.
Legumes crucíferos (3) SulforafaneGlocosinolatos

I3C – indole-3-corbinol

Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose.

Desintoxicação das células.

Alho, cebola, alho-poró e cebolinha Aliáceos Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Controle da taxa de açúcar no sangue.
Soja Isoflavonas Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.

(1) Amora, framboesa, morango, mirtilo e também nozes e avelã.

(2) Hortelã, tomilho, manjerona, orégano, mangericão e alecrim.

(3) Couves (de Bruxelas, chinesa, brócolis, couve flor …) e repolhos.

Outras citações: legumes e frutas ricos em caroteno, gengibre, tomate (cozido), algas, cítricos, suco de romã, vinho tinto, chocolate amargo, vitamina D, ômega 3

Esta entrada foi publicada em Livros e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

12 respostas a Livro: Anticâncer
    Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais

  1. NILSON AGUIAR DE SOUZA disse:

    Bom dia ,

    passei por um processo de extração e quimioterapico e gostaria de receber seus posts.

    Achei muito interessante e rico em informações.

  2. Maria M. J. Freiberger disse:

    Gostei muito das informações e desejaria adquirir o livro para me exercitar numa vida mais saudável e poder ajudar outras pessoas. Muito obrigada!

  3. Ângela Maria Maciel do Espirito Santo disse:

    Como adquirir este livro. Todos deveriam ter acesso a este estudo esclarecedor, tantas se foram na ignorância dos princípios básicos da boa saúde.

  4. Eliza disse:

    O livro e o trabalho do Dr David são muito importantes, mas o que me deixa aborrecida é que quando ele faleceu não vi na midia nada a respeito dele. O cancer o venceu mas acredito que devido a dedicação, às palestras, em resumo ao stress o cancer voltou. O stress é outro aspecto importantissimo a ser reconhecido e tratado.Os livros que ele deixou valem a pena mesmo , tenho todos.

  5. Pingback: A CAUSA PRIMÁRIA DO CÂNCER | BanjomanBold

  6. Maria Socorro de Souza Costa disse:

    Já passei por problemas de câncer na família. E pelo fato de fazer parte da área da saúde, gostaria de adquirir esse livro anticâncer.
    Achei excelente idéia a publicação desse livro.
    Aguardo retorno

  7. Winckler disse:

    onde encontrar tal livro…

    abraço

    Winckler

  8. Nestor disse:

    Excelente abordagem!
    É por estas e outras que me tornei terapeuta naturalista…
    Hoje aos sessenta anos tenho melhor saúde que aos quarenta, quanto estava dependente de tres a quatro medicações continuas e meu medico vivia me garantindo que seriam permanentes…
    Quebrei este paradigma me disciplinando nos princípios naturais tao somente…
    Parabéns por mais esta divulgação… pena que são dados tao escasso espaço para isto…

  9. elizandra disse:

    Gostaria de agradecer principalmente a Dra Patricia Eduarda Biselli que me indicou este grande livro!! Acredito que todos deveriam ler; principalmente os que estão ligados a área da Saúde e que estão passando por problemas realacionados ao tema…. Acredite que tudo vem na hora certa!!!! =)

  10. silvanir disse:

    gostaria de saber onde compra este livro vim de uma palestra sobre saúde que me falaram deste livro o qual me interessa … pois tenho acompanhamento a cada seis meses
    devido a um cancer na tireoide…aguardo …. obrigada!!

  11. Edna Muniz disse:

    Muito interessante a resenha. Bem detalhada.
    Já coloquei na minha lista de leitura.
    Obrigada

  12. Ezi inácio Chang disse:

    Me enteressou muito essa resenha, gostaria de receber mais informações, pois, tenho pessoas queridas com esse problema. Desde já fico muito agradecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *