Os autores, Richard Béliveau e Denis Gingras escreveram “Os Alimentos Contra o Câncer” em 2005 (a tradução em português tem 215 páginas e foi editada pela Vozes). No livro, eles sustentam que o nosso organismo dispõe das armas e estratégias necessárias para prevenir o câncer, desde que lhe forneçamos a munição adequada, que são os fitoquímicos.
Citam a vantagem de se obter fitoquímicos e partir da alimentação: couve & cia, alho & cia, soja, cúrcuma, chá verde, frutas vermelhas, ômega 3, tomate, frutas cítricas, vinhos e uvas, chocolate.
Destacam que os fitoquímicos das plantas acima e outras têm papel importante na prevenção do câncer e de outras doenças. Citam que as vitaminas A e E não mostraram benefício sobre o câncer. e omitem claramente qualquer referência à vitamina C.
Não são muito favoráveis a extratos, suplementos, vitaminas, ou coisas do gênero. Defendem obter a proteção diretamente do alimento.
Classificação apresentada pelos autores para os principais fitoquímicos:
Polifenóis: Flavonóides, Ácidos fenólicos e Não flavonóides.
Terpenos: Carotenóides e Monoterpenos.
Compostos sulforados: Alil sulfidos e Isotiocianatos.
Saponinas: Triterpenóides e Esteróides.
Alimentos recomendados:
Couve, brócolis, couve-flor, repolho (família das crucíferas, que têm a flor em forma de cruz). Mostarda, rabanete e agrião também são do time.
Alho, cebola, alho poro e cebolinha.
Soja (isoflavonas): grãos, missô, molho de soja, grãos torrados, tofu e leite de soja. O maior teor é encontrado na farinha de soja (Kinato) e nos grãos torrados (setsubun no mame). (Nota: nosso blogue só recomenda derivados de soja que sejam fermentados, como o tofu e o molho de soja – shoyo – legítimo.)
Cúrcuma: também é usado como corante (E100). É conhecido como açafrão das índias. A adição de pimenta potencializa muito a absorção da curcumina pelo organismo. (Nota: o – ou a – cúrcuma também é conhecida no Brasil como açafrão da terra.)
Chá-verde: C. siniensis siniensis ou C. siniensis assamica (na Índia). Sencha = folhas novas cultivadas ao sol / Gyokuro = folhas novas cultivadas à sombra / Bencha = folhas mais velhas que dão um chá mais forte. Melhores marcas: Sencha – Uchiyama / Gyokuro #1, Sencha #1, … Infusão sempre maior que 10 minutos.
Ômega 3: sardinha, salmão, linhaça, soja, nozes, … Ômega 9: azeite de oliva, abacate, amêndoas, …
Diversos: Frutas vermelhas – framboesa, morango, mirtilo, … /Tomate – licopeno /Frutas cítricas – todas /Vinho e uvas – resveratrol /Chocolate – rico em cacau e pobre em açúcar /E mais pimenta do reino e agrião.
Afirmam que o benefício das isoflavonas (soja) não é muito claro para mulheres que tiveram câncer de mama ou para as que já estão na menopausa.
Sustentam que dietas prolongam a vida. Quando se come 30% a menos de alimentos que o ideal, a vida é prolongada (a fome dispara um mecanismo que preserva as células, amplia a sua longevidade e faz correções no DNA).