Macarrão Maggi – Tiraram a gema do ovo

É um produto típico destes que se destina a facilitar a vida das pessoas: preparo rápido, sem necessidade de agregar nada trabalhoso (água e manteiga) e, pelo que diz a receita, sem necessidade de escorrer a água (pelo que o modo de preparar dá a entender, o molho já vem disperso no macarrão).

Nos ingredientes, algumas duplicidades típicas deste tipo de produto, como tomate e condimento preparado sabor tomate ou ainda gordura de bacon e condimento preparado sabor bacon, dão a entender que o sabor natural das coisas nunca é o suficiente. Como se não bastasse, contém o onipresente glutamato monossódico.

Enfim, apesar de o produto sugerir manteiga na água do macarrão (o que é muito melhor que sugerir margarina) e conter, no molho, ingredientes que agradam (como o torresmo, a gordura do bacon, o tomate, alho, manjericão e orégano), o produto contém muitas coisas que consideramos desnecessárias como maltodextrina e amido, além de conter outras que consideramos prejudiciais, como o açúcar, a farinha refinada e o glutamato.

Ou seja, não é uma comida, é um produto alimentício. Fuja dele.

Adicionalmente, chama a atenção o macarrão ser feito de farinha e albumina de ovo. Tiraram a gema do ovo para fazer o que com ela? Tadinha.

Ficha do Produto e Ingredientes

Nome Comercial: Maggi – Hoje eu quero – Pasta ao Molho de Tomate e Bacon.

Fabricante: Nestlé Brasil Ltda.

Aquisição: Aracaju – março de 2010.

Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 2.029 Km (fabricado em São José do Rio Pardo / SP).

O Macarrão Maggi contém 21 componentes no total

(23 se contados o ferro e o ácido fólico adicionados à farinha branca)

14 ingredientes:

2 no macarrão: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e albumina de ovo.

12 no molho: maltodextrina, amido, torresmo, tomate, gordura de bacon, açúcar, condimento preparado sabor bacon, alho, sal, condimento preparado sabor tomate, manjericão, e orégano.

7 aditivos:

2 realçadores de sabor – glutamado monossódico e inosinato dissódico.

4 corantes – páprica e caramelo (no molho) e urucum e cúrcuma(no macarrão).

1 acidulante – ácido cítrico.

Contém glúten?  SIM.

Comentários adicionais:

A quantidade de componentes real deste produto tende a ser maior, uma vez que não é discriminado o que contêm os dois “condimentos preparados” da lista de ingredientes. Além disso, ele contém traços de leite, aipo e mostarda.

**************

Ingredientes, deste mesmo produto, obtidos no site da Nestlé (destacados em vermelho aqueles que não constam no rótulo do produto descrito acima):

Macarrão (farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, albumina de ovo e corantes naturais urucum e cúrcuma), maltodextrina, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, torresmo, açúcar, gordura de bacon, tomate, condimento, sal, alho, manjericão, orégano, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, corantes natural páprica e caramelo, aromatizante e acidulante ácido cítrico. Contém Glúten. Contém leite e soja. Contém traços de aipo e mostarda.

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Macarrão Maggi – Tiraram a gema do ovo

  1. PATRICIA disse:

    ola, não consigo achar mais esse macarrão nos mercadop.
    o quer houe????/
    obrigada paty

  2. Pingback: Tweets that mention Macarrão Maggi – Tiraram a gema do ovo | Alimentação e Saúde -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *