Tabela de Aditivos da ANVISA

Frequentemente nos deparamos com siglas de aditivos nos rótulos ou embalagens dos produtos. Visando facilitar a busca de quem estiver interessado no significado dos códigos de aditivos, juntamos em um único documento algumas das tabelas publicadas pela ANVISA.

Entretanto salientamos que as tabelas podem não estar completas, ter itens já condenados ou alterados. Para qualquer uso que não seja uma mera curiosidade de saber o que significa determinado código INS ou que tipo de ação faz determinado aditivo, sugerimos consultar diretamente a página da ANVISA.

O código INS (International Numbering System) é resultante da aplicação do Sistema Internacional de Numeração de Aditivos Alimentares, elaborado pelo Comitê do Codex sobre Aditivos Alimentares e Contaminantes de Alimentos para estabelecer um sistema numérico internacional de identificação dos aditivos alimentares nas listas de ingredientes, como alternativa à declaração do nome específico do aditivo.

O INS não supõe uma aprovação toxicológica da substância, ou seja, o fato de uma substância ter um código não significa que ela tenha sido testada e nem que seja segura.

A relação anexada é composta de quatro tabelas:

Tabela 1 – aditivos por ordem de código.

Tabela 2 – aditivos por ordem alfabética, sendo que a primeira parte trata de aditivos corantes e a segunda dos demais aditivos.

Tabela 3 – aditivos por tipo de uso (apenas aqueles que têm uso quantitativo livre ou, segundo a Resolução, que atendem as boas práticas de fabricação), a tabela 3 também está dividida em duas partes, resultantes de duas resoluções diferentes.

Tabela 4 – aditivos inscritos na farmacopéia brasileira.

Esta entrada foi publicada em Principal e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *