O Chantilly Vigor não é Chantilly

O produto é falso.

Fiquei confuso com o rótulo deste produto e fiz uma rápida busca na internet. Encontrei que o chantilly foi invenção de um cozinheiro francês feita no século 17. Trata-se da nata do leite (com um mínimo de 30 a 35% de gordura) batida até ficar bem aerada. A receita original não levava açúcar e o chantilly era amarelo, porque era produzido com leite de vacas que pastavam (naquela época não tinham o mau hábito de alimentar as vacas com milho, nem com derivados de soja, nem com bagaço de laranja e nem com o refugo das cervejarias).

O que eu esperava do chantilly industrial era algo como nata de leite acrescida de açúcar, alguns corantes e muitos conservantes. Mas a indústria se superou e inventou um produto absolutamente diferente, porém continuou chamando-o de chantilly.

Ficha do Produto e Ingredientes

Nome Comercial: Vigor Chantilly Spray.

Fabricante: Hochwald Nahrungsmittelwerke GmbH.

Aquisição: Aracaju, outubro de 2010.

Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 11.990 km (fabricado em Erftstadt / Alemanha e considerando a entrada no Brasil por São Paulo).

O “chantilly” Vigor contém 19 componentes no total

6 ingredientes: água, gordura vegetal, xarope de açúcar invertido, amido modificado, proteína láctea e sal.

13 aditivos: 5 estabilizantes: celulose microcristalina, carboximetilcelulose sódica, alginato de sódio, monofosfato de potássio e citrato monossódico; 5 emulsificantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos e ésteres de ácido acético e mono e diglicerídeos; 1 corante: beta caroteno; 1 aromatizante: baunilha (artificial); e 1 propelente: óxido nitroso.

Contém Glúten? Não.

Contém gorduras trans? Não.

Quanto de sódio? 13 mg em cada 20 gramas.

O chantilly da era industrial não é feito a partir da nata do leite. É feito de gordura vegetal. Outra coisa indignante é saber que o produto percorreu 12 mil quilômetros desde o ponto onde foi fabricado até o lugar onde foi fotografado. Quanto de combustível não foi gasto nisso? É um falso produto oriundo da Alemanha. Ou seja, é uma falsificação de primeiro mundo. E com classe. O produto contém 5 (cinco) estabilizantes e 5 (cinco) emulsificantes (se bem que o rótulo é confuso e pode ter ocorrido duplicidade em dois deles). Só mesmo um país com tanta experiência química como a Alemanha para produzir uma “coisa de comer” como essa.

Esta entrada foi publicada em Produtos e Ingredientes e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a O Chantilly Vigor não é Chantilly

  1. Daniel disse:

    Esse site foi a minha melhor descoberta da internet de 2013!
    Parabéns pela qualidade dos artigos.

    Muito obrigado pelas informações.

  2. Pingback: Chantilly Spray Pan – Também não é Chantilly | Alimentação e Saúde

  3. Pingback: Alimentação canina: dois casos ao acaso | Alimentação e Saúde

  4. Pingback: Condenaram a Picanha … | Alimentação e Saúde

  5. Pingback: Tweets that mention O Chantilly Vigor não é Chantilly | Alimentação e Saúde -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *